top of page

O que é a CIIM?

A Competição Iberoamericana Interuniveritária de Matemática (CIIM) visa incentivar o estudo da matemática e a excelência acadêmica na comunidade universitária ibero-americana, promovendo a melhoria das capacidades científicas entre os estudantes através da motivação e da competitividade internacional, contribuindo assim para desenvolvimento acadêmico, social, cultural e económico dos países participantes.

Este concurso está aberto a todos os alunos de cursos de graduação universitária que lidem com conceitos básicos da teoria dos números, geometria, análise combinatória, cálculo diferencial e integral e álgebra, agrupados em um único nível. A oitava edição da Competição será realizada na Cidade de Manaus de 11 a 17 Setembro de 2016, e estão convidadas a participar equipes que representem universidades ou países da América Latina, com um máximo de 4 alunos e um professor (a quem chamaremos líder da equipe).

A excelência matemática

Hoje, mais do que nunca, as ciências são os meios de compreender o mundo, de exercer a criatividade, a imaginação, a imaginação, intuição e lógica, e os jovens estudantes de matemática devem ter uma excelente formação para impulsionar a própria matemática e as ciências que nela são sustentadas.

 

A competição

 

O concurso consta de uma prova aplicada em dois dias consecutivos. Cada dia, os alunos devem resolver três problemas em um tempo de quatro horas e meia. Estes problemas são escolhidos pelos jurados do concurso em um banco de questões proposto pelos mesmos, previamente. Os temas do concurso devem abranger problemas originais de nível universitário nas áreas de Análise, Álgebra, Álgebra Linear, Probabilidade e Análise Combinatória, Teoria dos Números e Variáveis Complexas.

A correção das provas é feita pelos jurados do concurso (líderes das equipes), sendo cada questão pontuada por, pelo menos, três jurados. A ideia é premiar no máximo dois terços do número de participantes, com medalhas de ouro, prata e bronze, aproximadamente, na proporção de 1:2:3. Os alunos que resolverem na íntegra uma questão da prova e que não forem contemplados com medalhas recebem um certificado de mensão honrosa. Todos os participantes também recebem um
certificado de participação do evento.
 

 

Organização
 

Os proponentes deste projeto são professores doutores do Instituto Militar de Engenharia e têm participado das Competições Iberoamericana Interuniversitaria de Matemática – CIIM - desde a sua criação e também da International Mathematics Competition for University Students - IMC, que se realiza anualmente na Bulgária. São também, representantes do IME nas suas Olimpíadas Internas de Matemática – OMIME e das Olimpíadas Matemática Universitária – OBMU pelo Instituto Militar de Engenharia – IME.

APOIO

VIII   Competição Iberoamericana Interuniversitária de Matemática

bottom of page